top of page

O mercado de destilados na China deve chegar a USD450 bilhões em 2021

O mercado de destilados na China deve crescer a uma taxa anual (CAGR) de 15% até 2021, quando chegará à marca de USD450 bilhões, de acordo com a GlobalData, em seu estudo "Country Profile: Spirits Sector in China". Nessa publicação, eles atribuem a taxa de crescimento à cultura da bebida em eventos sociais. O volume de consumo de destilados chegará a 16.9 bilhões de litros ao ano em 2021 na China, muito acima do já imenso patamar atual, de mais de 8.5 bilhões de litros.


O PIB chinês tem aumentado a uma taxa de mais de 7% em média nos últimos anos, o que levou a um aumento significativo no poder aquisitivo nas áreas mais cosmopolitas. Como consequência disso, os chineses da classe média estão consumindo cada vez mais bebidas. As regiões urbanas respondem pela maior participação nesse mercado consumidor, com 54.4% do total.


O destilado nacional da China - baijiu - é responsável por mais de 90% do mercado, enquanto o conhaque ocupa a segunda posição seguido de Whiskey, Vodka, Gin, Tequila, Licores e Rum. Embora o segmento de tequila e mezcal tenham apresentado a menor fatia tanto em valor e em volume, seu crescimento chama muito a atenção, de acordo com o analista da GlobalData Ryan Whittaker, pois a empresa prevê um crescimento de 21.6% no período.


O Baijiu é um destilado de sorgo que, em alguns casos, pode também conter outros cereais como arroz. Sua graduação alcoólica geralmente é bem alta, mas pode variar de aproximadamente 30 a 60%.


Embora possamos encontrar marcas bastante baratas no mercado aqui na China (menos de USD10 a garrafa), o lider do mercado Flying Fairy Maotai (飞天茅台), produzida pela empresa Kweichow Maotai (贵州茅台), custa hoje 1.499 yuan (USD237) por garrafa, e mesmo assim está havendo falta do produto no marcado chinês, o que tem aumentado ainda mais o preço. Há alguns meses a loja oficial da Maotai na plataforma online JD.com recebeu mais de 380.000 pedidos do produto, e tiveram que restringir a venda a apenas duas garrafas por cliente.


Diversas marcas mais caras de baijiu já tiveram que aumentar seus preços este ano. Um estudo recente atesta que as marcas cujos preços passem de 1.000 yuan (USD160), se tornarão as maiores fontes de receita do mercado de bebidas alcoólicas da China no ano. Somente ano passado o marcado das marcas mais luxuosas de baijiu faturou 1 trilhão de yuan - USD160 Bilhões.



Nós, da Business Nesting, estamos encorajando produtores brasileiros de cachaça a nos procurar a fim de preparar suas empresas para entrar nesse mercado bilionário. Da mesma forma que, por exemplo, a tequila há poucos anos não era nem mesmo conhecida no país, hoje já é reconhecida como um segmento dentro do mercado chinês e, como já informamos, está em uma escalada de crescimento de mais de 20% ao ano.


O mesmo que ocorreu com a tequila no passado recente ainda deve ocorrer com a cachaça - há que se criar primeiro a "categoria cachaça" dentro do mercado chinês, algo que no momento nem mesmo existe. O desafio é grande, mas quem quer que venha a participar desse desafio agora, certamente terá muito a comemorar em breve, pois será um dos líderes de todo um segmento no maior mercado consumidor de destilados do mundo.


Entre em contato hoje mesmo para saber como fazer a internacionalização da sua marca na China e assim ter acesso a uma fatia desse bolo.


Contato: InternacionalizeMe@BusinessNesting.com ou WhatsApp: +86 1866 4817403




bottom of page